5 de outubro de 2011

Dinâmicas

Olá! Recebi um pedido de dinâmicas para crianças e estou postando várias sugestões que podem ser usadas tanto em gincanas como em momentos de diversão e até mesmo para fixar alguns assuntos. Espero que gostem!



Pescaria
Uma bacia com água, peixes de plástico e varinhas de pescar. Uma pessoa de cada equipe terá 20 segundos para tentar pescar. Quem conseguir mais peixes será o vencedor. Outra forma é fazer peixinhos de EVA e colocar perguntas bíblicas ou prendas em cada peixe. Um representante de cada equipe deverá fazer a pescaria e executar o que estiver escrito no peixinho. Se responder certo ou pagar a prenda direitinho, a equipe marca ponto.

Boliche de Garrafas PET
Prepare umas 10 garrafas PET. Em cada uma escreva o nome de algo ruim ex: Pecado, Desunião, Brigas, Desobediência ... Uma pessoa de cada equipe deve tentar derrubar o maior número de garrafas com uma tentativa. Ganha a equipe que derrubar mais garrafas.

Dança da laranja
Uma dupla por equipe. Cada dupla terá que dançar com uma laranja entre a testa dos dois com as mãos para trás. A equipe que derrubar a laranja ou não estiver dançando no ritmo da música, sai da dança. O objetivo é ver que equipe consegue ficar mais tempo com a laranja na testa sem deixar cair.

Corrida da bolinha na colher
Dois participantes por equipe. Um participante coloca uma bolinha na colher e leva até o outro, equilibrando a colher com a boca. O outro deve receber também com a colher na boca, sem deixar a bolinha cair. Quem completar 5 bolinhas primeiro, ganha. Se a bolinha caiar, terá que voltar para o ponto de partida e começar novamente.

Varal dos biscoitos
Um participante por equipe. O participante tentará comer o biscoito que estará amarrado em um varal sem poder utilizar as mãos. Quem conseguir comer todo o biscoito primeiro será o vencedor.

Corrida do Sapato
Cinco participantes por equipe. Todos terão que tirar os sapatos e encostar de cara para uma parede, os sapatos serão embaralhados e dada à largada cada participante terá que vestir seu sapato. A equipe que conseguir vestir primeiro será a vencedora.

Lança argolas
Cada equipe escolherá um participante que seja bom de arremesso. Esse participante tentará acertar a argola no bico da garrafa. Quem conseguir acertar mais argolas ganha.

Dinâmica da bexiga no Pé
Cinco participantes por equipe. Cada participante terá uma bexiga amarrada em seu pé direito e com o pé esquerdo tentará estourar a bexiga da equipe adversária sem deixar que estourem a que está amarrada ao seu pé. Quem estiver a bexiga estourada sai da brincadeira. A equipe que ficar com mais bexigas cheias será a vencedora.

Dança do Chapéu
Em círculo, ao som de uma música, todos devem dançar, passando um chapéu. Quando a música parar, aquele que estiver com o chapéu, deve responder uma pergunta sobre a Bíblia.

Repolho
Prepare várias perguntas bíblicas e algumas prendas. Amasse uma folha por cima da outra, fazendo uma bola que lembra o formato de um repolho. Em círculo todos passam o repolho de mão em mão. Quando a música parar, quem estiver com o repolho, deve descascar uma folha e fazer o que está escrito.

Corrida de Jornais
A cada participante são fornecidas duas folhas de jornal. Cada passo na corrida deve ser dado em cima dos jornais. Desta maneira, ele põe uma folha no chão, pisa em cima; põe a outra no chão, pisa em cima; pega a primeira que ficou para trás, trazendo-a novamente à frente, e assim sucessivamente até alcançar o alvo. Quem chegar primeiro é o vencedor.

A Barata voou
Separe a turma em duplas e depois coloque-os em círculo. O catequista começa a brincadeira, dizendo: A Barata voou, voou, e caiu na cabeça da “Ana”. O amigo da Ana deve responder: Na cabeça da Ana não, foi na cabeça do Pedro. O amigo do Pedro deve responder: Na cabeça do Pedro não, foi na cabeça do João, e assim sucessivamente até alguém errar. Quando alguém falar o seu nome, quem deve lhe salvar é o seu amigo. Quem demorar pra salvar o amigo ou quem responder errado, sai da brincadeira.

Jogo da Memória (Com figuras Bíblicas)
Prepare vários pares de figuras Bíblicas e faça um jogo da memória. Cada equipe escolhe um representante para jogar. Cada um vai dizendo onde está o par correto. Cada vez que errar, passa a vez para a outra equipe. O vencedor é aquele que virar o último par de figuras.

Bingo Bíblico
Prepare as cartelas e peça para cada criança escrever o nome de 9 livros da Bíblia. Escreva o nome de todos os livros e faça o sorteio até alguém conseguir completar a cartela.

Frase embaralhada
Escreva frases bíblicas, embaralhe e entregue para cada equipe. A equipe que conseguir montar a frase primeiro é a campeã.
Ex: A Bíblia é a Palavra de Deus.
     A Bíblia está dividida em Antigo e Novo Testamento.

Mímicas
Cada equipe escolhe um representante para fazer mímicas de uma passagem da Bíblia, em 1 minuto. A equipe que acertar a mímica marca ponto.
Ex: Os 10 mandamentos.
      A arca de Noé.
      O bom samaritano.
      Pedro nega a Jesus.
      Pedro afunda nas águas.
      Judas traindo Jesus.
      O milagre da multiplicação dos pães.
      O milagre da transformação da água em vinho.

Desenhos
Cada equipe escolhe um representante para fazer o desenho de uma passagem da Bíblia, em 1 minuto. A equipe que acertar o desenho marca ponto.
Ex: Descida do Espírito Santo.
     Travessia do Mar Vermelho.
     Zaqueu.
     O Batismo de Jesus.
     Davi e Golias
     O anjo Gabriel aparecendo à Maria

Caça ao Tesouro - Charadas
Cada grupo recebe uma charada. No momento da caça ao tesouro os grupos irão abrir o envelope e ler a charada tentando decifrá-la, até achar a segunda pista. Se o grupo não conseguir achar a segunda pista ou mesmo não conseguir decifrar a charada deve pagar uma prenda designada pelos participantes. Quando o grupo achar a 2ª pista não pode ler, deve levar ao dirigente da Gincana.

Dado Bíblico
Faça um dado, escrevendo um assunto em cada face. Ex: Bíblia, 10 Mandamentos, Jesus, Sacramentos, Maria, Surpresa. Cada equipe escolhe um representante para jogar o dado. A face que ficar para cima representa o tema da pergunta que a criança terá que responder.

Acerte o Personagem
O catequista vai falando algumas descrições de um personagem bíblico para o grupo, e este vai tentar identificar o personagem, se o grupo não acertar passa para o outro grupo.

Jogo das Perguntas
Nesta modalidade cada grupo tem a oportunidade de fazer urna pergunta difícil ao grupo oponente. O grupo que faz a pergunta vai ficar com os pontos se o grupo adversário não souber responder.

Leilão de Perguntas
Esta é a oportunidade do grupo de apostar os pontos que tem tentando aumentá-los. A aposta terá um mínimo e um máximo (Ex: mínimo 2 pontos e máximo 10 pontos). O grupo terá um tempo determinado para decidir quanto vai apostar, o grupo terá a chance de escolher a pergunta indicando um número. Se o grupo acertar a resposta ganha o quanto apostou se errar perde o que apostou.

Tato com os pés
Cada equipe escolhe um representante que, de olhos vendados, deve tentar adivinhar o objeto com os pés. Quem acertar marca ponto.

Prova do Paladar
Cada equipe escolhe um representante que, de olhos vendados, deve tentar adivinhar o alimento. Quem acertar marca ponto.

Prova do cheiro
Cada equipe escolhe um representante que, de olhos vendados, deve tentar adivinhar o cheiro. Quem acertar marca ponto.

Prova do coral
Cada equipe deve cantar e dançar uma música, bem bonito. A melhor equipe ganha ponto.

Palavras que começam com a letra ...
Cada equipe escolhe um representante. O catequista escolhe uma letra e cada criança deve escrever os itens abaixo começando com a letra escolhida.
Homem da Bíblia / Mulher da Bíblia / Cidade Bíblica / Rio Bíblico / Livro da Bíblia

Maior número de Bíblias
A equipe que tiver o maior número de Bíblias marca ponto.

Quebra-cabeça de desenho bíblico
Pegue dois desenhos bíblicos e recorte em vários pedaços. A equipe que conseguir montar o desenho primeiro, marca ponto.

Sugestões de Perguntas
1) Qual o nome certo do livro de Atos? R: Atos dos Apóstolos.
2) Quem falou: "Não possuo nem prata nem ouro"? R: Pedro. (Atos 3,6)
3) Por quantos dias Saulo ficou em jejum enquanto estava em Damasco? R: Três dias (Atos 9,9)
4) Qual foi o tipo de árvore que Zaqueu subiu para ver Jesus? R: Sicômoro (Lucas 19,4)
5) Segundo Isaías 59,2 o que separa o homem de Deus? R: O pecado.
6) Por quanto tempo Paulo ficou cego? R: Por três dias (Atos 9,9)
7) Qual foi o sinal que veio depois que um discípulo negou Jesus? R: O galo cantou (João 18,27)
8) Em qual cidade Jesus morou quando era menino? R: Nazaré (Mateus 2,23)
9) Quantas filhas de Ló saíram de Sodoma? R: Duas (Gênesis 19,14-16)
10) Quantas pessoas entraram na arca de Noé? R: Oito (Gênesis 7,7)
11) Com que gesto Jesus foi traído? R: Com um beijo (Marcos 14,44-45)
12) O que Jonas mandou fazer para que o mar se aquietasse? R: Lançá-lo ao mar (Jonas 1,12)
13) Qual cidade Jesus nasceu? R: Belém (Mateus 2,1)
14) Como são chamadas as histórias que Jesus usou para ensinar os discípulos? R: Parábolas (Marcos 4,2)
15) Quantos dias Deus levou para criar todas as coisas? R: Seis dias
(Genesis 1,3-31)
16) Em quais línguas foi escrito o título INRI na cruz de Jesus? R: Hebraico, latim e grego (João 19,20)
17) Quantos anos tinha Jesus quando foi batizado? R: Mais ou menos trinta anos (Lucas 3,23)
18) Quantas pessoas Jesus batizou? R: Nenhuma (João 4,2)
19) Qual foi o primeiro discípulo que acompanhou a Jesus? R: André (João 1,35-42)
20) Quem foi conhecido como o discípulo a quem Jesus amava? R: João
(João 19,26)
21) Qual é o significado da palavra 'Rabi'? R: Mestre (João 1,38)
22) Quais dos discípulos que queriam assentar-se um a direita e outro a esquerda de Jesus na sua gloria? R: Tiago e João (Mateus 10,35-37)
23) Qual foi o motivo que o rei deu para querer saber onde Jesus estava ao nascer? R: Para ir adorá-lo (Mt 2,8)
24) Quantas vezes Jesus perguntou a Pedro "Tu me amas"? R: 3 vezes. (João 21,17)
25) No livro de Apocalipse, o que foi ordenado que João comesse? R: Um livro.
(Ap 10,8-9)
26) Qual o nome da fonte onde Jesus conversou com a mulher Samaritana?
R: Fonte de Jacó (Jo 4,6-7)
27) Quando Jesus chegou a Jerusalém um dia ele foi ao templo onde ele expulsou alguns vendedores, que animais estavam sendo vendidos no templo? R: Bois, ovelhas e pombas (Jo 2,14)
28) Quando Jesus foi batizado o que desceu sobre ele? R: O Espírito de Deus como pomba (Mt 3,16)
29) Qual o nome, da cidade onde Jesus foi crucificado? R: Jerusalém (Mc 15,22)
30) Para onde o anjo mandou José levar Maria e o menino Jesus? R: Para o Egito (Mt 2,13)

4 comentários:

  1. Olá! Gostei, parabéns! Vou salvar algumas para quando precisar.
    Grande abraço na Paz e no Amor de Cristo,

    Reinaldo

    ResponderExcluir
  2. ESSES DIAS MINHAS COLEGAS CATEQUISTAS ME PERGUNTARAM SE TINHA IDEIA DE BRINCADEIRAS PARA PERSEVERANÇA E NA PROCURA ACHEI UM TESOURO.... ACHEI SEU BLOG, QUE É UMA PRECIOSIDADE. PARABÉNS SEU BLOG É 1000.

    AINDA NÃO TINHA TE VISITADO, MAIS NUNCA É TARDE DEMAIS NÉ? A HORA CHEGOU RSRSRSRS.

    EU NÃO PODIA SAIR SEM TE SEGUIR NÉ? ENTÃO JÁ ESTOU SEGUINDO.

    DEPOIS DÊ UMA PASSADINHA LÁ NO MEU HUMILDE BLOG.

    ABRAÇO E FICA COM DEUS

    blogjonathancruz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Kesia, linda, olha lá você no top five!

    ResponderExcluir
  4. Excelente Kesia! Vai nos ajudar e muitoooo!
    Beijos,
    Layse

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...