24 de novembro de 2011

Penúltimo Encontro de Catequese - "Celebrando a Vida"


Próximo sábado será o penúltimo encontro da Catequese de 1ª Fase em minha Paróquia. Deixo aqui uma sugestão que pode ser utilizada nos encontros onde a turma já tem algum tempo de convivência.

É interessante preparar um ambiente acolhedor e realizar coisas que marcaram a convivência entre eles. Se necessário, pode perguntar aos próprios catequizandos quais as músicas, orações, assuntos, ... que mais gostaram.


Acolhida – Acolher os catequizandos com alegria, recordando como foi bom estarmos juntos durante o ano. Pergunte se alguém recorda como foi o primeiro encontro. O que mudou do primeiro encontro até o último? Cantar os cânticos que mais alegraram a turma.

Oração Inicial
Recordar que Jesus nos ensinou que devemos nos amar uns aos outros, pois somos todos irmãos e filhos de Deus. Por isso, vamos rezar a oração que o próprio Jesus nos ensinou. Pai Nosso...

Após a oração, fazemos um momento de silêncio, pedindo para que todos fechem os olhos e tentem recordar de tudo o que vivemos e aprendemos na catequese. Se possível, colocar uma música suave, baixinho.

Em seguida, podemos colocar a música “O Caderno” (Pe. Fábio de Melo), dizendo que, durante o ano vivemos muitas coisas boas e algumas podem não ter sido tão boas, mas podemos e devemos aprender com todas as situações da nossa vida.

Dinâmica da Árvore
Entregue uma folha de papel ofício para cada catequizando. Nesta folha, cada um deve desenhar uma árvore bem bonita, contendo, principalmente, raiz, caule e copa. Depois que todos desenharem, pedir para escrever na raiz o nome do melhor amigo que você fez na catequese durante esse ano. No caule, cada um deve escrever as coisas mais legais que aconteceram. O que marcou a catequese pra mim? E na copa devem escrever o que desejam para o próximo ano. Como gostariam que fosse a catequese no próximo ano? O que mais gostariam de fazer? Quais os seus sonhos para o próximo ano? Ao final, todos devem dar um nome para sua árvore. O catequista pode ainda comentar que árvore simboliza vida. No Natal, montamos uma bela árvore para recordar a vida nova que recebemos através do nascimento do nosso Salvador, Jesus Cristo.

Dependendo do tamanho da turma e do tempo disponível, o catequista pode pedir para todos apresentarem sua árvore para os amigos. Se não for possível a apresentação de todos, pode pedir para alguns voluntários apresentarem a sua árvore.

Se a turma for permanecer a mesma no ano seguinte, uma sugestão é guardar os desenhos para fazer um momento de reflexão no último encontro do próximo ano, recordando este dia e verificando se os sonhos foram realizados.

Oração Final
Antes da oração final, explicar sobre o tempo litúrgico que estamos vivendo. Explicar sobre o Advento e a forma de celebrar este período. Se possível, levar uma coroa do Advento para explicar sobre o seu significado.
Após a explicação fazer a oração final. Leve uma manjedoura e coloque-a no centro da sala. Entregue uma palhinha para todos e peça para cada um colocar na manjedoura aquilo que gostariam de oferecer a Jesus (família, amigos, os doentes, necessitados, ...). Concluir este momento com uma oração, pedindo a Jesus que acolha todos os nossos pedidos.

Vigiai, portanto, porque não sabeis quando o dono da casa vem:
à tarde, à meia-noite, de madrugada ou ao amanhecer.

6 comentários:

  1. Seu blog está tão fofinho!
    Beijinhos perfumados,
    Joana

    ResponderExcluir
  2. Olá Kesia,
    Hoje estou dedicando um tempo para as visitas aos Catequistas Unidos...
    Gostaria de saber onde acha que poderíamos melhorar... e como poderíamos nos unir cada vez mais, para honra e glória do Senhor!
    Que sou ansiosa acho que todos já perceberam...rs Estou montando um planejamento para 2012 e gostaria de sua ajuda... veja a minha postagem de hoje. http://catequesenanet.blogspot.com/2011/12/catequistas-unidos-2012-vamos-planejar.html
    Paz de Cristo!

    ResponderExcluir
  3. Vim trazer minha mensagem para você!
    Deus Menino veio fazer morada entre nós.
    O sinal é a estrela.
    O cenário é o estábulo.
    O motivo é comunicar seu amor à humanidade.
    O presente é Jesus.
    A certeza é que Deus, o Emanuel, está conosco.
    O momento é de alegria.
    O grito é de compromisso.
    Que a estrela de Belém continue a brilhar.
    E que o menino Jesus motive você a participar da construção da nova humanidade.
    Que ele aponte o caminho da Boa Nova da Salvação,
    para promover a paz, justiça e solidariedade.
    Desejo a você, Boas Festas: Um Feliz Natal e um abençoado Ano de 2012.
    Com carinho, Decca

    ResponderExcluir
  4. Todo amor verte de Deus. No fundo, todo consolo que você recebe deriva das mãos de Deus.
    Nada lhe chega de forma diferente, mesmo quando vem pelos outros. Na ajuda, o ajudador é o mais beneficiado.
    A energia amorosa, que expande, passa primeiro por ele antes de atingir o objetivo.
    Por isso, quando você ajudar alguém, não se orgulhe. Lembre-se de que Deus é que lhe dá essa oportunidade.
    Agradeça a Ele por isto. Faça o auxiliado saber que tudo o que recebe lhe veio de Deus. "...
    Hoje pesso que leia minha postagem por favor.
    Tem um mimo de Natal na lateral do blog caso você goste foi feito com enorme carinho para você.
    Uma linda tarde beijos no coração.
    Evanir
    Com carinho li sua postagem estou aqui através do blog de um jovem amigo.

    ResponderExcluir
  5. Oi Kesia, que alegria ter sua participação na promoção!
    seu blog tem grandes chances de ganhar, pois está muito lindo, parabéns!
    a votação começa dia 11/12, ok?
    boa sorte!
    um grande beijo e fique com Deus

    ResponderExcluir
  6. Kesia vim agradecer você pelas lindas palavras que deixastes em meu blog. Peço desculpas, por eu não te seguia, o tempo corre demais as vezes não tempo nem pra respirar direito rsrsrs mas agora estou seguindo e seguindo mesmo. Um grande abraço e fica com Deus.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...