29 de março de 2012

Celebração da Páscoa com as crianças

A celebração da Páscoa é um momento que deve ser preparado com muito carinho pelos catequistas, de modo a transmitir o real sentido desta data. Quero partilhar uma celebração que realizamos no ano passado em nossa comunidade. O roteiro foi preparado pela nossa amiga Silvinha e o objetivo é fazer as crianças sentirem como aconteceu a Páscoa no Antigo Testamento, como Jesus celebrou a Páscoa com seus discípulos e, por fim, como nós devemos celebrar a Páscoa nos dias de hoje. Sugerimos que as crianças tragam o seu próprio lanche. Ao final da celebração, esse lanche deverá ser partilhado, dando sentido à reflexão da Páscoa nos dias de hoje.

Esta é a idéia geral, mas você pode fazer as adaptações de acordo com a sua realidade.

Preparar o ambiente – Arrumar uma mesa ou uma toalha no chão e colocar uma jarra com leite e mel, pão e uma jarra com refrigerante ou suco de uva. Copos descartáveis para servir o leite. Pode também decorar com alguns símbolos da Páscoa: figura de um cordeiro, girassol, vela...

Acolhida – Recebê-los com muita alegria e comentar sobre os acontecimentos da Semana Santa.

Oração Inicial – Estamos aqui reunidos Jesus, para fazer memória da Tua Páscoa e te agradecer por teu amor por nós! Obrigada Jesus!

1ª Motivação – Leia Ex 3,7-8; 12, 1-14 e, para as crianças, apenas contar a história. Depois partilhar o leite com elas fazendo com que percebam o sabor do leite e a doçura do mel, “promessa de Deus para o seu povo”. Enquanto isso, pode cantar:

BENDITO SEJA, SEJA O SENHOR AQUELE QUE VEM SALVAR O SEU POVO. / BENDITO SEJA, SEJA O SENHOR AQUELE QUE AMA E LIBERTA O SEU POVO.

2ª Motivação – Leia I Cor 11,23-26 e conte a história para as crianças. Enquanto conta a história vai partindo o pão e depois o refrigerante ou suco de uva. Durante a partilha, pode cantar:

PÃO EM TODAS AS MESAS DA PÁSCOA A NOVA CERTEZA, / A FESTA HAVERÁ E O POVO A CANTAR ALELUIA.

Obs: As crianças podem estar sentadas no chão em volta da toalha.
        
Um pouco de conhecimento: Origens da festa da Páscoa

A festa da Páscoa tem origem numa tradição judaica, muito antes da vinda de Cristo. Era uma festa que recordava momentos significativos do povo hebreu (judeu). Inicialmente começou com a cerimônia das primícias, apresentava-se a Deus o primeiro feixe da colheita (Lv 23, 9-14).

Outro momento significativo é a Páscoa da libertação, que é a passagem do Senhor (Ex. 12,11), passagem de Deus na figura do anjo exterminador que passou, adiante, ao ver o sangue do cordeiro sobre os umbrais das portas das casas habitadas. Páscoa neste sentido significa a libertação do povo na situação de morte entre o mar vermelho e o exército inimigo. O terceiro momento era o rito da imolação do cordeiro e a atitude de comer pães ázimos que recordava o grande acontecimento da libertação no Egito e da aliança no Sinai, bem como a entrada na terra prometida.

3ª Motivação – Fale um pouco sobre o significado da Páscoa para nós cristãos. Refletir com as crianças: Como podemos celebrar melhor a Páscoa nos dias de hoje? Concluir a reflexão falando sobre a importância da partilha.

Oração Final – Fazer uma oração espontânea, pedindo a Jesus que abençoe a nossa Páscoa e nos ajude a ser fiéis à nossa missão de evangelizadores, como Ele nos pediu.

Concluir este momento com a partilha do alimento ofertado por todos, representando a Páscoa nos dias atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...