9 de maio de 2012

Coroação de Nossa Senhora

Amados, atendendo ao pedido da nossa irmã Michelle, quero partilhar o roteiro da Coroação que apresentamos em minha Paróquia, no ano passado. Em minha comunidade, é costume fazermos a Coroação no dia 31 de maio, em frente à Igreja. Sempre montamos o tradicional altar com os anjinhos, que cantam durante toda a apresentação, mas, no ano passado, fizemos uma Coroação diferente, com a participação de toda comunidade em uma apresentação que envolveu teatro, dança e muito louvor.


1- Introdução (Boas vindas)

2- Louvor (Convidar todos a fazer desta coroação, um grande louvor em honra à Nossa Senhora. Neste momento, cantar cânticos bem animados. Sugestões: A Escolhida, Quem é esta Senhora, etc.)

3- Oração Inicial (3 Ave Marias e Glória ao Pai)

4- Anunciação do Anjo à Maria
Comentarista: A mensagem do Anjo foi a notícia mais alegre da História: O Filho de Deus viria a este mundo para morar com a gente.
         Para que viria? Para nos libertar e salvar da escravidão. Para fundar um novo reino. Um reino de paz, de fraternidade, de pureza, de convivência harmoniosa com Deus e com os homens.
         De que nos libertaria? Do pecado e suas conseqüências. Da ganância e do ódio, da ambição, do egoísmo e da prepotência.
         Como viria? Como criança pobre para viver entre os pobres, levando uma vida de pobre. Crescendo numa família como a nossa. Trabalhando como nós. Seria operário, homem do povo, misturado com o povo.
         Ele seria nosso Emanuel (Deus Conosco), o Príncipe da Paz, o Pacificador, o Sol da justiça, o Verbo Encarnado, o Cristo Libertador.
         Vamos recordar juntos como aconteceu o anúncio do maior presente de Deus para a humanidade.

Cântico: Maria e o Anjo (Anjos de Resgate).

Sugestão: Fazer uma pequena encenação entre Maria e o Anjo, cantando a música e, no momento do coro, todos os anjos cantam junto.

5- Títulos de Nossa Senhora
Comentarista: De coração sincero Maria aceitou o pedido de Deus para ser a mãe do Salvador, tornando-se também mãe de todos nós. E como mãe, sempre esteve presente intercedendo por cada um de seus filhos. Como pecadores que somos, muitas vezes nos afastamos de Deus e Maria, com seu imenso amor de mãe, apareceu inúmeras vezes a seus filhos, para lembrar que é preciso orar, se converter e fazer sacrifícios para alcançarmos a paz mundial. Suas aparições e sua misericordiosa intercessão lhe renderam vários títulos pelos quais Maria é venerada até hoje. 

Sugestão: Caracterizar crianças conforme os Títulos de Nossa Senhora que serão apresentados. No momento da apresentação, a criança vai entrando, enquanto todos cantam.

5.1- Nossa Senhora Rainha da Paz
Comentarista: Maria acolheu, acreditou e viveu a Palavra do Senhor, ela nos conduz pela mão e nos mostra o caminho para Jesus, através dessa luz  que é Maria, pedimos a paz mundial e a graça de servirmos melhor a Deus para que o mundo seja mais humano e mais fraterno.

Cântico: E vem cantando entre Nós.

5.2- Nossa Senhora de Fátima
 Comentarista: Como peregrinos que somos, a caminho da casa do Pai, não podemos dispensar a mão carinhosa de Maria em nossa caminhada. Atendendo aos apelos de Nossa Senhora de Fátima, com certeza estaremos mais fortalecidos na luta por um mundo melhor.

Cântico: A Treze de Maio.




5.3- Nossa Senhora Imaculada Conceição
Comentarista: Padroeira de Nossa Paróquia, Nossa Senhora Imaculada Conceição foi a única mulher concebida sem a mancha do pecado original. Peçamos a ela as graças necessárias para que nossa comunidade seja preservada de todos os pecados que nos afastam do amor de Deus.

Cântico: Imaculada, Maria de Deus.

5.4- Nossa Senhora Aparecida
Comentarista: Nossa Senhora ocupa um lugar especial na História de nossa Salvação. Ela continua caminhando conosco, dedicando a mesma atenção para cada um de seus filhos e não descansará enquanto não nos ver sãos e salvos no Reino eterno de seu Filho amado. Vamos receber com carinho ela que também é a padroeira do nosso Brasil com o título de Nossa Senhora Aparecida.

Cântico: A Padroeira.


6- Oferta das Flores
Comentarista: Nossa Senhora se preocupou e até hoje ainda se preocupa com a humanidade. Foi tão grande a sua luta pelo bem de todos que até entregou o seu único filho por amor a nós.
Ao ofertar seu próprio filho pela nossa salvação, Maria nos deu um grande exemplo de doação, desprendimento e desapego.
Oferecer algo de bom a alguém é o gesto mais nobre que se pode ter. O gesto da oferta significa desprendimento, generosidade, abertura, amizade...
Vamos seguir o exemplo de Maria e oferecer a Deus, todos os dias: O dia que começou com tudo o que acontecer; Nossos filhos, parentes, amigos e também aqueles que não fazem parte do nosso convívio; Os doentes que gemem nos hospitais e nas próprias casas; As crianças que vão nascer e as crianças que foram assassinadas antes mesmo de nascer; Os pobres e perseguidos, os desprezados e oprimidos, os marginalizados da sociedade, os governantes das nações... Enfim, todos os nossos irmãos, que de uma forma ou de outra, refletem a figura de Cristo.

Neste momento, façamos a oferta das rosas que trouxemos, pedindo a Maria que nos ajude a caminhar como ela, aceitando de Deus não só as glórias, mais também as dores necessárias para a nossa santificação.

Cântico: Vem Maria, Vem.

Obs: Na semana anterior à Coroação, pedir para cada um levar uma rosa para oferecer à Nossa Senhrora. Preparar vasos para que, neste momento, todos possam depositar suas rosas diante do altar de Nossa Senhora.

7- Visita de Nossa Senhora à Santa Isabel
Comentarista: A liturgia de hoje celebra a visita de Maria à sua prima Isabel. Esta visita nos deixou ensinamentos preciosos. Maria, ao saber que sua prima estava grávida foi às pressas visitá-la e se colocou a serviço. Que tenhamos essa mesma disposição e esta mesma pressa em visitar os irmãos que precisam de nós.
Quando encontrou sua prima, Maria a saudou com alegria. Logo que Isabel ouviu a saudação de Maria a criança que estava em seu ventre pulou de alegria e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Maria estava ali por inteira e levava consigo o menino Deus. Quando nos encontramos com alguma pessoa ou nos relacionamos com ela, mesmo que por alguns minutos, este momento deve produzir o mesmo impacto que produziu no encontro de Maria com Isabel. Temos que transportar através da nossa saudação os efeitos de carregarmos em nós a presença de Deus. Maria levava Deus em si, e foi Deus que ela transmitiu a Isabel. Que nós saibamos também transmitir Deus aos nossos irmãos.
Um encontro que gera louvor. É assim que deve ser o encontro de irmãos. Ao final deste encontro Maria é inspirada a compor uma das orações mais sublimes encontradas na Bíblia: “O Magnífica”.
Com esta mesma alegria, vamos louvar a Deus por todas as graças que Ele realiza em nosso favor.

Cântico: O Cântico de Maria (Adoração e Vida).

Sugestão: Se possível, preparar uma encenação da visita de Maria à sua prima Isabel. Ao final da visita, a criança que interpreta Maria, canta o cântico sugerido.

8- Oferta do Coração
Comentarista: Neste momento de reflexão, convidamos todos a colocarem a mão no seu coração e ofertá-lo ao Senhor, assim como Maria, que entregou não só o seu coração, mais toda sua vida em favor da humanidade.

Cântico: Um Coração para Amar.

Sugestão: Enquanto cantam, uma criança oferta um coração à Nossa Senhora, ou se preferir, várias crianças entram com corações com palavras que simbolizem o desejo de nosso coração (Ex: Paz, Saúde, Amor, Fé, etc).

9- Apresentação dos Jovens
Comentarista: Maria foi uma jovem à frente de seu tempo, enfrentou com ousadia e coragem, todos os desafios que surgiram em seu caminho. Em nenhum momento duvidou dos planos de Deus e cumpriu fielmente sua missão, dedicando toda a sua juventude em favor da humanidade.
Neste momento, os jovens querem expressar sua homenagem à Maria, pedindo a ela que os inspire a dedicar também sua juventude à Deus.

Cântico: Imenso Amor ou outro de sua preferência.

Sugestão: Apresentar uma dança com os jovens da comunidade .

10- Bodas de Caná
Comentarista: A mãe do Salvador nunca teve dúvidas. Ela sabia que seu Filho sempre escolheria o melhor para as pessoas. Assim como nas Bodas de Caná, este é o pedido que Maria nos faz ainda hoje: “Façam tudo o que Ele vos mandar”.  

Sugestão: Fazer uma pequena encenação desta passagem bíblica.

11- Oferta do Terço
Comentarista: Em suas aparições, inúmeras vezes Maria nos pediu para rezar o terço. Peçamos a ela, nesta noite, a graça de bem rezar esta oração, na certeza de que nossas súplicas chegarão ao seu Filho e alcançaremos as graças que tanto desejamos.

Cântico: O Terço.

Sugestão: Enquanto todos cantam, uma criança oferta um terço à Nossa Senhora.

12- Coroação de Nossa Senhora
             ComentaristaComo toda mãe, Maria sorriu, chorou, amou, sofreu, ensinou e aprendeu. Maria viveu a plenitude do ser mãe, aceitando com humildade e resignação, todas as graças e dores de sua missão, acompanhando seu filho amado até o último suspiro na cruz.
Terminada sua missão aqui na terra, Maria foi elevada ao céu, onde certamente foi coroada por Jesus, juntamente com os anjos e santos.
Na condição de filhos, nos reunimos nesta noite para render nossas homenagens e também coroar Maria, como nossa mãe e nossa rainha.

Cântico: Perfeito é quem te criou.


7 comentários:

  1. Que linda esta coroação para nossa Senhora...
    Muitíssimo grata por partilhá-la conosco
    Vim fazer um convite:
    Como estamos no Mês de maio...
    Dedicado a nossa Mãezinha
    a Mãe de Jesus.
    Para homenageá-lA fiz um Blog...
    "Ave Maria!" http://maezinhadejesus.blogspot.com.br/
    Todinho dedicado a Mãezinha de Jesus e nossa!!!
    Esperamos sua visitinha por lá.
    Que Maria e Seu filho Jesus os abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Kesia, muitíssimo obrigada pela partilha!
    Vou enviar agora mesmo para minha coordenadora!
    Que Maria, Senhora dispensadora de abundantes graças, interceda junto a Jesus por você, sua família, sua comunidade e todos os seus propósitos e projetos!
    Ahhh, e depois eu volto pra contar como foi, tá!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Querida Michelle, é uma imensa alegria poder ajudar meus irmãos de caminhada. Estarei esperando as novidades. Volte sempre! Um grande abraço repleto de paz, amor e muita alegria!

    ResponderExcluir
  4. Késia, a Paz de Jesus e o amor de Maria... seu site é extremamente útil para mim, que sou catequista da pré-catequse (8 a 10 anos).
    Obrigada pela dedicação, pois através da sua dedicação, você me ajuda a planejar as minhas aulas. Mil vezes obrigada! Que o Senhor lhe conceda alegrias, muita saúde e o Espírito Santo renove sempre suas forças e sua fé, para continuar nesta caminhada linda, que é a Catequese.
    Deus lhe abençoe! Fiquei encantada com essa coroação e tira uma dúvida: essa coroação é feita após a Santa Missa? Ou é exatamente no dia 31/05 independente do dia da semana que cai? Obrigada novamente!
    Com carinho, Karina. karinaskolaude@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Késia, a Paz de Jesus e o amor de Maria... seu site é extremamente útil para mim, que sou catequista da pré-catequse (8 a 10 anos).
    Obrigada pela dedicação, pois através da sua dedicação, você me ajuda a planejar as minhas aulas. Mil vezes obrigada! Que o Senhor lhe conceda alegrias, muita saúde e o Espírito Santo renove sempre suas forças e sua fé, para continuar nesta caminhada linda, que é a Catequese.
    Deus lhe abençoe! Fiquei encantada com essa coroação e tira uma dúvida: essa coroação é feita após a Santa Missa? Ou é exatamente no dia 31/05 independente do dia da semana que cai? Obrigada novamente!
    Com carinho, Karina. karinaskolaude@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Nossa Senhora de Fátima Mãe Maria Santíssima Rogais por nós todos os pecados e livre nós de todos os perigos. contemplamos a virgem santíssima para agradecer por tudo até mesmo por as decepções do dia a dia, que só nos fortalece. Diante das dificuldades, sentimos que tendo Fé nada pode nos abalar profundamente!
    Cair sem saber o motivo! se ergue decidido o que pode te fortalecer para q ñ volte acontecer!!!







    ResponderExcluir
  7. Meus parabéns pela postagem muito linda..
    Peço que também visite meu blog de catequese pequeninosdorosario.blogspot.com
    um abraço fraterno!!!
    Deus abençoe!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...