9 de maio de 2012

Coroação de Nossa Senhora

Amados, atendendo ao pedido da nossa irmã Michelle, quero partilhar o roteiro da Coroação que apresentamos em minha Paróquia, no ano passado. Em minha comunidade, é costume fazermos a Coroação no dia 31 de maio, em frente à Igreja. Sempre montamos o tradicional altar com os anjinhos, que cantam durante toda a apresentação, mas, no ano passado, fizemos uma Coroação diferente, com a participação de toda comunidade em uma apresentação que envolveu teatro, dança e muito louvor.


1- Introdução (Boas vindas)

2- Louvor (Convidar todos a fazer desta coroação, um grande louvor em honra à Nossa Senhora. Neste momento, cantar cânticos bem animados. Sugestões: A Escolhida, Quem é esta Senhora, etc.)

3- Oração Inicial (3 Ave Marias e Glória ao Pai)

4- Anunciação do Anjo à Maria
Comentarista: A mensagem do Anjo foi a notícia mais alegre da História: O Filho de Deus viria a este mundo para morar com a gente.
         Para que viria? Para nos libertar e salvar da escravidão. Para fundar um novo reino. Um reino de paz, de fraternidade, de pureza, de convivência harmoniosa com Deus e com os homens.
         De que nos libertaria? Do pecado e suas conseqüências. Da ganância e do ódio, da ambição, do egoísmo e da prepotência.
         Como viria? Como criança pobre para viver entre os pobres, levando uma vida de pobre. Crescendo numa família como a nossa. Trabalhando como nós. Seria operário, homem do povo, misturado com o povo.
         Ele seria nosso Emanuel (Deus Conosco), o Príncipe da Paz, o Pacificador, o Sol da justiça, o Verbo Encarnado, o Cristo Libertador.
         Vamos recordar juntos como aconteceu o anúncio do maior presente de Deus para a humanidade.

Cântico: Maria e o Anjo (Anjos de Resgate).

Sugestão: Fazer uma pequena encenação entre Maria e o Anjo, cantando a música e, no momento do coro, todos os anjos cantam junto.

5- Títulos de Nossa Senhora
Comentarista: De coração sincero Maria aceitou o pedido de Deus para ser a mãe do Salvador, tornando-se também mãe de todos nós. E como mãe, sempre esteve presente intercedendo por cada um de seus filhos. Como pecadores que somos, muitas vezes nos afastamos de Deus e Maria, com seu imenso amor de mãe, apareceu inúmeras vezes a seus filhos, para lembrar que é preciso orar, se converter e fazer sacrifícios para alcançarmos a paz mundial. Suas aparições e sua misericordiosa intercessão lhe renderam vários títulos pelos quais Maria é venerada até hoje. 

Sugestão: Caracterizar crianças conforme os Títulos de Nossa Senhora que serão apresentados. No momento da apresentação, a criança vai entrando, enquanto todos cantam.

5.1- Nossa Senhora Rainha da Paz
Comentarista: Maria acolheu, acreditou e viveu a Palavra do Senhor, ela nos conduz pela mão e nos mostra o caminho para Jesus, através dessa luz  que é Maria, pedimos a paz mundial e a graça de servirmos melhor a Deus para que o mundo seja mais humano e mais fraterno.

Cântico: E vem cantando entre Nós.

5.2- Nossa Senhora de Fátima
 Comentarista: Como peregrinos que somos, a caminho da casa do Pai, não podemos dispensar a mão carinhosa de Maria em nossa caminhada. Atendendo aos apelos de Nossa Senhora de Fátima, com certeza estaremos mais fortalecidos na luta por um mundo melhor.

Cântico: A Treze de Maio.




5.3- Nossa Senhora Imaculada Conceição
Comentarista: Padroeira de Nossa Paróquia, Nossa Senhora Imaculada Conceição foi a única mulher concebida sem a mancha do pecado original. Peçamos a ela as graças necessárias para que nossa comunidade seja preservada de todos os pecados que nos afastam do amor de Deus.

Cântico: Imaculada, Maria de Deus.

5.4- Nossa Senhora Aparecida
Comentarista: Nossa Senhora ocupa um lugar especial na História de nossa Salvação. Ela continua caminhando conosco, dedicando a mesma atenção para cada um de seus filhos e não descansará enquanto não nos ver sãos e salvos no Reino eterno de seu Filho amado. Vamos receber com carinho ela que também é a padroeira do nosso Brasil com o título de Nossa Senhora Aparecida.

Cântico: A Padroeira.


6- Oferta das Flores
Comentarista: Nossa Senhora se preocupou e até hoje ainda se preocupa com a humanidade. Foi tão grande a sua luta pelo bem de todos que até entregou o seu único filho por amor a nós.
Ao ofertar seu próprio filho pela nossa salvação, Maria nos deu um grande exemplo de doação, desprendimento e desapego.
Oferecer algo de bom a alguém é o gesto mais nobre que se pode ter. O gesto da oferta significa desprendimento, generosidade, abertura, amizade...
Vamos seguir o exemplo de Maria e oferecer a Deus, todos os dias: O dia que começou com tudo o que acontecer; Nossos filhos, parentes, amigos e também aqueles que não fazem parte do nosso convívio; Os doentes que gemem nos hospitais e nas próprias casas; As crianças que vão nascer e as crianças que foram assassinadas antes mesmo de nascer; Os pobres e perseguidos, os desprezados e oprimidos, os marginalizados da sociedade, os governantes das nações... Enfim, todos os nossos irmãos, que de uma forma ou de outra, refletem a figura de Cristo.

Neste momento, façamos a oferta das rosas que trouxemos, pedindo a Maria que nos ajude a caminhar como ela, aceitando de Deus não só as glórias, mais também as dores necessárias para a nossa santificação.

Cântico: Vem Maria, Vem.

Obs: Na semana anterior à Coroação, pedir para cada um levar uma rosa para oferecer à Nossa Senhrora. Preparar vasos para que, neste momento, todos possam depositar suas rosas diante do altar de Nossa Senhora.

7- Visita de Nossa Senhora à Santa Isabel
Comentarista: A liturgia de hoje celebra a visita de Maria à sua prima Isabel. Esta visita nos deixou ensinamentos preciosos. Maria, ao saber que sua prima estava grávida foi às pressas visitá-la e se colocou a serviço. Que tenhamos essa mesma disposição e esta mesma pressa em visitar os irmãos que precisam de nós.
Quando encontrou sua prima, Maria a saudou com alegria. Logo que Isabel ouviu a saudação de Maria a criança que estava em seu ventre pulou de alegria e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Maria estava ali por inteira e levava consigo o menino Deus. Quando nos encontramos com alguma pessoa ou nos relacionamos com ela, mesmo que por alguns minutos, este momento deve produzir o mesmo impacto que produziu no encontro de Maria com Isabel. Temos que transportar através da nossa saudação os efeitos de carregarmos em nós a presença de Deus. Maria levava Deus em si, e foi Deus que ela transmitiu a Isabel. Que nós saibamos também transmitir Deus aos nossos irmãos.
Um encontro que gera louvor. É assim que deve ser o encontro de irmãos. Ao final deste encontro Maria é inspirada a compor uma das orações mais sublimes encontradas na Bíblia: “O Magnífica”.
Com esta mesma alegria, vamos louvar a Deus por todas as graças que Ele realiza em nosso favor.

Cântico: O Cântico de Maria (Adoração e Vida).

Sugestão: Se possível, preparar uma encenação da visita de Maria à sua prima Isabel. Ao final da visita, a criança que interpreta Maria, canta o cântico sugerido.

8- Oferta do Coração
Comentarista: Neste momento de reflexão, convidamos todos a colocarem a mão no seu coração e ofertá-lo ao Senhor, assim como Maria, que entregou não só o seu coração, mais toda sua vida em favor da humanidade.

Cântico: Um Coração para Amar.

Sugestão: Enquanto cantam, uma criança oferta um coração à Nossa Senhora, ou se preferir, várias crianças entram com corações com palavras que simbolizem o desejo de nosso coração (Ex: Paz, Saúde, Amor, Fé, etc).

9- Apresentação dos Jovens
Comentarista: Maria foi uma jovem à frente de seu tempo, enfrentou com ousadia e coragem, todos os desafios que surgiram em seu caminho. Em nenhum momento duvidou dos planos de Deus e cumpriu fielmente sua missão, dedicando toda a sua juventude em favor da humanidade.
Neste momento, os jovens querem expressar sua homenagem à Maria, pedindo a ela que os inspire a dedicar também sua juventude à Deus.

Cântico: Imenso Amor ou outro de sua preferência.

Sugestão: Apresentar uma dança com os jovens da comunidade .

10- Bodas de Caná
Comentarista: A mãe do Salvador nunca teve dúvidas. Ela sabia que seu Filho sempre escolheria o melhor para as pessoas. Assim como nas Bodas de Caná, este é o pedido que Maria nos faz ainda hoje: “Façam tudo o que Ele vos mandar”.  

Sugestão: Fazer uma pequena encenação desta passagem bíblica.

11- Oferta do Terço
Comentarista: Em suas aparições, inúmeras vezes Maria nos pediu para rezar o terço. Peçamos a ela, nesta noite, a graça de bem rezar esta oração, na certeza de que nossas súplicas chegarão ao seu Filho e alcançaremos as graças que tanto desejamos.

Cântico: O Terço.

Sugestão: Enquanto todos cantam, uma criança oferta um terço à Nossa Senhora.

12- Coroação de Nossa Senhora
             ComentaristaComo toda mãe, Maria sorriu, chorou, amou, sofreu, ensinou e aprendeu. Maria viveu a plenitude do ser mãe, aceitando com humildade e resignação, todas as graças e dores de sua missão, acompanhando seu filho amado até o último suspiro na cruz.
Terminada sua missão aqui na terra, Maria foi elevada ao céu, onde certamente foi coroada por Jesus, juntamente com os anjos e santos.
Na condição de filhos, nos reunimos nesta noite para render nossas homenagens e também coroar Maria, como nossa mãe e nossa rainha.

Cântico: Perfeito é quem te criou.


6 comentários:

  1. Que linda esta coroação para nossa Senhora...
    Muitíssimo grata por partilhá-la conosco
    Vim fazer um convite:
    Como estamos no Mês de maio...
    Dedicado a nossa Mãezinha
    a Mãe de Jesus.
    Para homenageá-lA fiz um Blog...
    "Ave Maria!" http://maezinhadejesus.blogspot.com.br/
    Todinho dedicado a Mãezinha de Jesus e nossa!!!
    Esperamos sua visitinha por lá.
    Que Maria e Seu filho Jesus os abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Kesia, muitíssimo obrigada pela partilha!
    Vou enviar agora mesmo para minha coordenadora!
    Que Maria, Senhora dispensadora de abundantes graças, interceda junto a Jesus por você, sua família, sua comunidade e todos os seus propósitos e projetos!
    Ahhh, e depois eu volto pra contar como foi, tá!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Querida Michelle, é uma imensa alegria poder ajudar meus irmãos de caminhada. Estarei esperando as novidades. Volte sempre! Um grande abraço repleto de paz, amor e muita alegria!

    ResponderExcluir
  4. Késia, a Paz de Jesus e o amor de Maria... seu site é extremamente útil para mim, que sou catequista da pré-catequse (8 a 10 anos).
    Obrigada pela dedicação, pois através da sua dedicação, você me ajuda a planejar as minhas aulas. Mil vezes obrigada! Que o Senhor lhe conceda alegrias, muita saúde e o Espírito Santo renove sempre suas forças e sua fé, para continuar nesta caminhada linda, que é a Catequese.
    Deus lhe abençoe! Fiquei encantada com essa coroação e tira uma dúvida: essa coroação é feita após a Santa Missa? Ou é exatamente no dia 31/05 independente do dia da semana que cai? Obrigada novamente!
    Com carinho, Karina. karinaskolaude@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Késia, a Paz de Jesus e o amor de Maria... seu site é extremamente útil para mim, que sou catequista da pré-catequse (8 a 10 anos).
    Obrigada pela dedicação, pois através da sua dedicação, você me ajuda a planejar as minhas aulas. Mil vezes obrigada! Que o Senhor lhe conceda alegrias, muita saúde e o Espírito Santo renove sempre suas forças e sua fé, para continuar nesta caminhada linda, que é a Catequese.
    Deus lhe abençoe! Fiquei encantada com essa coroação e tira uma dúvida: essa coroação é feita após a Santa Missa? Ou é exatamente no dia 31/05 independente do dia da semana que cai? Obrigada novamente!
    Com carinho, Karina. karinaskolaude@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Nossa Senhora de Fátima Mãe Maria Santíssima Rogais por nós todos os pecados e livre nós de todos os perigos. contemplamos a virgem santíssima para agradecer por tudo até mesmo por as decepções do dia a dia, que só nos fortalece. Diante das dificuldades, sentimos que tendo Fé nada pode nos abalar profundamente!
    Cair sem saber o motivo! se ergue decidido o que pode te fortalecer para q ñ volte acontecer!!!







    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...