10 de maio de 2012

Encontro de Catequese - Tema: Maria no Evangelho e na nossa vida



 O propósito deste encontro é apresentar aos catequizandos alguns dos valores que Maria ensinou através de seus gestos e atitudes. Para isso, vamos refletir dois acontecimentos importantes onde Maria esteve presente no evangelho.

Acolhida: Prepare o ambiente com flores, uma imagem de Nossa Senhora e inicie o encontro com muita alegria e cânticos que falem de Maria. Ex: Uma entre todas foi a escolhida, ...

Oração Inicial: Consagração à Nossa Senhora.

1º Momento: O Encontro de Maria e Isabel (Lc 1,39-42)

Motivação (ver): Dinâmica “O Encontro”. Prepare papeis com frases que se complementam, na quantidade suficiente para sua turma. Misture os papeis e entregue um para cada participante. Em seguida, explique que vamos promover o encontro de cada dupla. Estimule-os a realizar um encontro bem alegre, como se cada um estivesse com muita saudade daquele amigo.
Sugestões de frases: 

1.      Eu sou um pé sem sapato...
Eu sou o sapato do seu pé.
2.      Eu sou uma rosa sem perfume...
Eu sou o perfume da sua rosa.
3.      Eu sou uma cabeça sem piolho...
Eu sou o piolho da sua cabeça.
4.      Eu sou um dedo sem anel...
Eu sou o anel do seu dedo.
5.       Eu sou um pé sem chulé...
Eu sou o chulé do seu pé.

Colocação do tema (julgar):   Após a dinâmica, faça a leitura do evangelho que narra o encontro de Maria e Isabel. Se possível, pedir para duas meninas lhe ajudarem nessa leitura. Refletir com os catequizandos: Quais as principais características desse encontro? O que Maria nos ensina nesse evangelho? Será que sempre que encontramos nossos amigos, transmitimos essa mesma alegria de Maria?

2º Momento: Bodas de Caná (Jo 2,1-12)
Motivação (ver): Perguntar aos catequizandos: Qual o pedido da mamãe mais difícil de atender? (Ex: estudar, ajudar nas tarefas de casa, arrumar sua bagunça, etc)

Colocação do tema (julgar): Após os comentários dos catequizandos, conte a história das Bodas de Caná, enfatizando a participação de Maria no primeiro milagre realizado por Jesus, levando-os a perceberem o quanto Jesus era obediente a sua mãe.

Agir Transformador (ação): Depois de conhecer dois momentos importantes da vida de Maria, o nosso compromisso é imitar suas atitudes. Assim como Maria, nossa mãe recebeu de Deus uma missão muito especial: a de nos acolher em seu ventre e nos dar amor e carinho a vida inteira. E nós, assim como Jesus, devemos ser sempre obedientes e retribuir todo o amor que recebemos da nossa mãe.

Se possível, prepare um pequeno cartãozinho para o catequizando escrever para a mamãe.

Oração Final: Ave Maria meditada.


Maria, mãe de Jesus e nossa mãe, rogai por nós!

10 comentários:

  1. Olá amada, estou aos poucos retomando as atividades do meu blog e a primeira coisa a fazer é visitar os amigos heheheheh Abraço e a paz do Senhor!

    ResponderExcluir
  2. Olá, como sempre com ótimas dicas, tenha um fim de semana abençoado, Shenia.

    ResponderExcluir
  3. Oi Kesia

    Obrigado pelo texto nos deu uma luz para uma reunião de Grupo de Emaús e me deu uma ideia para passar para minha turma de Perseverança...

    Abraço

    Daniel

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Seu blog é uma benção!
    Encontrei maravilhas por aqui!
    Paz e bem!
    Abraços! Mariana

    ResponderExcluir
  5. A gente que tá meio perdida, começando como catequista e tão cheia de dúvidas fica feliz por demais quando encontra coisas tão boas na internet. Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Eu que agradeço. Que Deus abençoe imensamente sua caminhada. A paz de Jesus e o amor de Maria estejam sempre contigo.

    ResponderExcluir
  7. Deus abençoe a caminhada de vcs, amei os encontros. Fiquem em Paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Que Deus abençoe sua caminhada também. Que a paz de Jesus esteja sempre contigo!

      Excluir
  8. Obrigada pela ideia vou trabalhar com meus catequizandos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha! Eles irão amar. Um lindo encontro pra vocês. Volte sempre!

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...