23 de maio de 2012

Encontro de Catequese - Tema: Pentecostes e a Trindade Santa


Acolhida: Prepare o ambiente com flores, vela, a Bíblia, etc. Com bastante alegria, acolha a todos com cânticos que falem sobre o tema.
Sugestões:
1. Vem, vem, vem, Espírito Santo, transforma minha vida, quero renascer, ...
2. Passa fogo no meu braço agora, passa fogo no meu braço agora meu Senhor, ...
3. Já chegou, já chegou, o Espírito Santo já chegou, ...
4. Em nome do Pai que nos criou, do Filho que nos salvou e do Espírito Santo que nos une no amor.

Oração Inicial: Vinde Espírito Santo, ...

Motivação (ver): Após a Oração do Espírito Santo, coloque uma música bem baixinho e peça para os catequizandos fecharem os olhos para fazer um momento pessoal de conversa com Deus. Em silêncio, pedir para cada um sentir o amor de Deus através da brisa, do som que consegue ouvir em sua volta (pássaros, música, etc). Concluir esse momento explicando que, assim como nós, Maria e os apóstolos se reuniam para conversar com Deus e lembrar de tudo o que Jesus tinha ensinado. Enquanto eles se reuniam, sentiram a presença do Espírito Santo, que pousou sobre eles, como fogo abrasador, depositando em seus corações todos os dons que eles precisavam para anunciar o Evangelho. Nesse momento, também queremos pedir que os dons do Espírito Santo venham sobre nós.
Acenda uma vela e peça para observarem a sua chama. Cuidadosamente, passe a vela próximo de cada um, pedindo para eles sentirem o seu calor. Enquanto a vela passa, todos cantam: Espírito, enche a minha vida, enche-me com teu poder, ...

Colocação do tema (julgar): Após o momento de oração, explicar sobre a vinda do Espírito Santo (Pentecostes). Quando o Espírito Santo desceu sobre Maria e os apóstolos, eles começaram a falar outras línguas, mas todos conseguiam se entender. Para explicar como isso é possível, podemos fazer a dinâmica Coral dos Bichos.

- Divida a turma em vários grupos. Cada grupo representará um animal (gato, cachorro, vaca, pintinho, galinha, etc). Escolha uma música para cada grupo cantar, imitando o seu animal. O restante da turma deverá adivinhar qual é a música que o grupo está cantando. Ao final, escolher uma música para todos cantarem juntos, cada um, conforme seu animal.
Refletir com o grupo que, da mesma forma que nos entendemos, mesmo sem falar a mesma língua, Maria e os apóstolos se entendiam, pela ação do Espírito Santo entre eles.

Explicar também sobre os dons do Espírito Santo. Para fixar os dons, podemos fazer a seguinte dinâmica:

- Arrume as cadeiras em círculo e, em cada uma, coloque um papel com o nome de um dom (Sabedoria, Inteligência, Conselho, Fortaleza, Ciência, Piedade, Temor de Deus). Um voluntário fica no centro do círculo e fala: “Espírito Santo dai-me o dom da(o) ...” As pessoas que estiverem sentadas na cadeira que tem aquele dom devem trocar de lugar. Quem ficar em pé continua a brincadeira. Quando a pessoa falar “Espírito Santo dai-me todos os dons”, todos devem trocar de lugar.

Após a dinâmica, refletir sobre a Santíssima Trindade. Primeiro pergunte aos catequizandos: Para você, quem é Deus? Quem é Jesus? Quem é o Espírito Santo? Depois de compreender quem é cada um, vamos compreender que todos formam um só Deus.

Para esta reflexão, nossa amiga Sheila do blog Semeando Catequese, partilhou uma dinâmica bem legal, usando a caneta. Clique aqui e confira!


Agir Transformador (ação): Depois de conhecer melhor a Santíssima Trindade, o Espírito Santo e seus dons, temos a missão de colocar em prática, assim como fizeram Nossa Senhora e os discípulos. Já imaginaram se eles tivessem ficado com o Espírito Santo só pra eles? O que aconteceria se eles não tivessem espalhado os seus dons? Certamente, hoje não estaríamos reunidos, falando do amor de Deus. Hoje, Deus também nos envia e conta com cada um de nós para continuar levando o Evangelho a todos. Durante a semana, fale do amor de Deus usando todos os seus dons e, no próximo encontro nos conte como foi a sua experiência.

Missão: Tudo aquilo que plantamos, nós colhemos. Quando plantamos os dons do Espírito Santo, nós colhemos alguns frutos. Descubra quais são os 12 frutos do Espírito Santo e nos conte no próximo encontro.

Oração Final: Antes de encerrar o encontro, podemos fazer a dinâmica dos balões, encontrada no site Catequisar. Após a dinâmica, concluímos o encontro com uma oração espontânea, enfatizando a ação do Espírito Santo em nossas vidas.

Obs: Como você pode perceber, esse encontro está repleto de dinâmicas. Talvez não seja possível utilizar todas no mesmo encontro, em função do tempo disponível e da realidade de cada turma. Cabe a você escolher a melhor forma de trabalhar esse tema.


Que o Espírito Santo esteja com todos vocês!


6 comentários:

  1. Oi, Késia. Gostei muito deste planejamento. Está perfeito. Parabéns. abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris! Que bom que gostou. Muito obrigada pelo carinho e pela visita. A paz de Jesus!

      Excluir
  2. Olá Kesia!
    Na quarta-feira vim aqui e li esta postagem sua. Está ótima. E me ajudou bastante na preparação do meu próximo encontro. Obrigada! No meu caso, tive que tirar duas dinâmicas por conta do tempo... mas acho que vai ficar legal!
    Deus te abençoe, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz em ter colaborado. Esse tema é tão rico que aparecem várias sugestões para se trabalhar. São os dons do Espírito Santo agindo em nós. Um ótimo encontro pra você e obrigada pelas visitinhas. Que a paz de Jesus esteja sempre contigo!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. gostei muito dessa sua postagem sobre o Espiritos Santo só não consegui visualizar as dinâmicas

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...