23 de agosto de 2012

Encontro de Catequese - Tema: A Arca de Noé



Acolhida: Prepare um altar bem bonito com flores, a Bíblia, vela, . . . e inicie o encontro com muita alegria e cânticos sobre o tema.
Sugestão: Erguei as mãos (Padre Marcelo Rossi)

Oração Inicial: Fazer um momento de oração espontânea. Se possível, levar música para este momento. Pedir para os catequizandos fecharem os olhos e conduzi-los a um diálogo com Deus, explicando que somente pela fé, conseguimos maior intimidade com Deus, pois mesmo não podendo vê-lo, através da fé podemos sentir a sua presença.

Motivação (ver): Após a oração inicial, explicar que hoje, vamos aprender um pouco mais sobre uma pessoa de muita fé, que sentiu a presença de Deus em sua vida e foi fiel ao seu chamado.
Para introduzir o assunto, vamos fazer a Dinâmica dos Animais.
- Prepare vários papéis com o nome de pares de animais, ex: Gato e Gata, Boi e Vaca, Coelho e Coelha, Homem e Mulher, etc.
- Cole uma animal nas costas de cada participante, mais ele não pode ver o nome do seu animal.
- Quando estiverem prontos, o catequista orienta que todos devem encontrar o seu par, ajudando uns aos outros, mas não podem falar nada. Eles podem indicar os pares, apontar, fazer gestos, mas não podem falar.
- Ao final da dinâmica, apresentar os pares e começar a introduzir o tema.

Colocação do tema (julgar): Após a dinâmica, contar, em detalhes, a história de Noé, falando sobre o dilúvio e a promessa de Deus para a humanidade.

Agir Transformador (ação): Depois de conhecer um pouco mais sobre essa história de fé, vamos exercitar a nossa fé em Deus e conversar com Ele todos os dias, assim como fez Noé. Também vamos demonstrar nosso amor a Deus com atitudes. Noé fez um grande esforço para realizar o pedido de Deus, construindo uma enorme arca. E você, que sacrifício pode fazer para realizar a vontade de Deus no seu dia-a-dia?

Oração Final: Neste momento, de mãos dadas, vamos rezar a oração onde chamamos Deus de nosso pai e pedimos a Ele, força para realizar a sua vontade. Pai Nosso...


A paz do Senhor esteja com todos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...