3 de agosto de 2012

Encontro de Catequese - Tema: Família, dom de Deus

O propósito deste encontro é apresentar aos catequizandos os valores da Sagrada Família de Nazaré, modelo para todas as famílias cristãs.

Acolhida: Prepare um altar bem bonito com flores, a Bíblia, vela, uma imagem da Sagrada Família e inicie o encontro com muita alegria e cânticos que falem da família.
Sugestão: Oração pela Família (Padre Zezinho)

Oração Inicial: Fazer uma oração de Consagração da nossa família à Sagrada Família de Nazaré.
Sugestão: Cada criança segura a imagem da Sagrada Família e diz a frase: Sagrada Família de Nazaré, a minha família vossa é. Em seguida, entrega a imagem para o próximo, que deve repetir o gesto. Ao final, de mãos dadas, todos fazem uma oração consagrando todas as famílias.
Outra sugestão seria entregar um coração de papel para cada criança e pedir para que eles escrevam, com carinho, o nome de cada membro da sua família. Em seguida, pedir que depositem o seu coração no altar, próximo à Sagrada Família, como um gesto de entrega da sua família à família de Nosso Senhor Jesus Cristo. Encerrando o momento com uma oração por todas as famílias.

Motivação (ver): Dinâmica “A família ideal”
- Separe a turma em equipes de, aproximadamente, 5 pessoas.
- Prepare vários corações com características de uma família ideal, exemplo: comunicação, respeito, cooperação, união, compreensão, fé, amizade, amor, etc.
- Cada família deve escolher um nome.
- Explicar que a dinâmica consiste em descobrir a equipe que melhor reflete as características de uma  família ideal. Para isso, todos irão realizar algumas provas.
- A família que vence uma prova, recebe um coração.
- O catequista vai propondo as provas, que podem ser preparadas de acordo com a sua realidade. Algumas sugestões:

a) A família que chegar  primeiro junto a ele, com a lista de todos os seus integrantes, recebe o coração da Comunicação.

b) A família que melhor representar uma cena familiar, recebe o coração do Respeito. Dispõem de quatro minutos para  a preparação desta prova.

c) A família que conseguir juntar a maior quantidade de Bíblias, recebe  o coração da Cooperação.

d) Pedir para cada participante tirar os sapatos. Misture bastante. A família que se calçar primeiro, corretamente, recebe o coração da Compreensão.

e) A família que melhor representar, através da mímica, um ensinamento de Jesus, recebe o coração do Amor. As equipes dispõem de quatro minutos para preparar esta prova.

f) As famílias que escreverem a maior quantidade de livros da Bíblia, em um minuto, recebem o coração da União.

g) As famílias que apresentarem o melhor conjunto vocal, recebem o coração da Amizade. As equipes dispõem de quatro minutos para se preparar.

h) As famílias que apresentarem o melhor “slogan” ou a melhor frase para a família, recebem o coração da Fé. Dispõem de quatro minutos para se preparar.

Após a dinâmica, refletir com os catequizandos: Como cada um se sentiu durante o exercício? Como foi a participação da sua equipe? O que foi mais importante para a família que venceu a maior quantidade de provas?
O catequista pode continuar a reflexão levando para a realidade dos catequizandos, conversando sobre a o dia-a-dia deles em família.
Após a reflexão, explicar que vamos apresentar uma família que deve ser o modelo de todas as famílias cristãs, a Sagrada Família de Nazaré.

Colocação do tema (julgar): Após a reflexão, escolha a leitura de alguns trechos do evangelho que falem sobre a família de Jesus e alguns fatos importantes.
Sugestões:
- Jesus foi gerado no ventre de Maria (Lc 1, 34-35)
- Escolha do nome de Jesus (Lc 1, 30-31)
- Confiança de Maria nas promessas de Deus (Lc 1, 38)
- Atitude de José (Mt 1, 19-24)
- O nascimento de Jesus (Lc 2, 7)
- Jesus aos 12 anos (Lc 2, 41-52)

Após a leitura, refletir com os catequizandos: Quais as principais características desta família? O que podemos aprender com Jesus, Maria e José? A sua família possui alguma característica parecida com esta família?

Agir Transformador (ação): Depois de conhecer melhor a família de Jesus, vamos tentar imitá-la.

Oração Final: Pedir para cada catequizando elevar as mãos em direção à sua casa, pedindo à Deus as bênçãos para a sua família. Fazer uma oração espontânea e encerrar com um trecho da música do Padre Zezinho (Abençoa Senhor as famílias amém, abençoa Senhor a minha também!)

Sagrada Família de Nazaré, a nossa família vossa é!

3 comentários:

  1. Parabéns pelo tema desenvolvido! gostei de tudo, desde a oração até a dinâmica. Deus vos abençoe!!

    ResponderExcluir
  2. Excelente encontro, gostei muito. Parabéns!
    Tenho alguns encontros para catequese infantil disponíveis no meu blog. Ficarei feliz com sua visita http://permita-se7.blogspot.com.br/
    abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...