3 de agosto de 2012

Encontro de Catequese - Tema: Família, dom de Deus

O propósito deste encontro é apresentar aos catequizandos os valores da Sagrada Família de Nazaré, modelo para todas as famílias cristãs.

Acolhida: Prepare um altar bem bonito com flores, a Bíblia, vela, uma imagem da Sagrada Família e inicie o encontro com muita alegria e cânticos que falem da família.
Sugestão: Oração pela Família (Padre Zezinho)

Oração Inicial: Fazer uma oração de Consagração da nossa família à Sagrada Família de Nazaré.
Sugestão: Cada criança segura a imagem da Sagrada Família e diz a frase: Sagrada Família de Nazaré, a minha família vossa é. Em seguida, entrega a imagem para o próximo, que deve repetir o gesto. Ao final, de mãos dadas, todos fazem uma oração consagrando todas as famílias.
Outra sugestão seria entregar um coração de papel para cada criança e pedir para que eles escrevam, com carinho, o nome de cada membro da sua família. Em seguida, pedir que depositem o seu coração no altar, próximo à Sagrada Família, como um gesto de entrega da sua família à família de Nosso Senhor Jesus Cristo. Encerrando o momento com uma oração por todas as famílias.

Motivação (ver): Dinâmica “A família ideal”
- Separe a turma em equipes de, aproximadamente, 5 pessoas.
- Prepare vários corações com características de uma família ideal, exemplo: comunicação, respeito, cooperação, união, compreensão, fé, amizade, amor, etc.
- Cada família deve escolher um nome.
- Explicar que a dinâmica consiste em descobrir a equipe que melhor reflete as características de uma  família ideal. Para isso, todos irão realizar algumas provas.
- A família que vence uma prova, recebe um coração.
- O catequista vai propondo as provas, que podem ser preparadas de acordo com a sua realidade. Algumas sugestões:

a) A família que chegar  primeiro junto a ele, com a lista de todos os seus integrantes, recebe o coração da Comunicação.

b) A família que melhor representar uma cena familiar, recebe o coração do Respeito. Dispõem de quatro minutos para  a preparação desta prova.

c) A família que conseguir juntar a maior quantidade de Bíblias, recebe  o coração da Cooperação.

d) Pedir para cada participante tirar os sapatos. Misture bastante. A família que se calçar primeiro, corretamente, recebe o coração da Compreensão.

e) A família que melhor representar, através da mímica, um ensinamento de Jesus, recebe o coração do Amor. As equipes dispõem de quatro minutos para preparar esta prova.

f) As famílias que escreverem a maior quantidade de livros da Bíblia, em um minuto, recebem o coração da União.

g) As famílias que apresentarem o melhor conjunto vocal, recebem o coração da Amizade. As equipes dispõem de quatro minutos para se preparar.

h) As famílias que apresentarem o melhor “slogan” ou a melhor frase para a família, recebem o coração da Fé. Dispõem de quatro minutos para se preparar.

Após a dinâmica, refletir com os catequizandos: Como cada um se sentiu durante o exercício? Como foi a participação da sua equipe? O que foi mais importante para a família que venceu a maior quantidade de provas?
O catequista pode continuar a reflexão levando para a realidade dos catequizandos, conversando sobre a o dia-a-dia deles em família.
Após a reflexão, explicar que vamos apresentar uma família que deve ser o modelo de todas as famílias cristãs, a Sagrada Família de Nazaré.

Colocação do tema (julgar): Após a reflexão, escolha a leitura de alguns trechos do evangelho que falem sobre a família de Jesus e alguns fatos importantes.
Sugestões:
- Jesus foi gerado no ventre de Maria (Lc 1, 34-35)
- Escolha do nome de Jesus (Lc 1, 30-31)
- Confiança de Maria nas promessas de Deus (Lc 1, 38)
- Atitude de José (Mt 1, 19-24)
- O nascimento de Jesus (Lc 2, 7)
- Jesus aos 12 anos (Lc 2, 41-52)

Após a leitura, refletir com os catequizandos: Quais as principais características desta família? O que podemos aprender com Jesus, Maria e José? A sua família possui alguma característica parecida com esta família?

Agir Transformador (ação): Depois de conhecer melhor a família de Jesus, vamos tentar imitá-la.

Oração Final: Pedir para cada catequizando elevar as mãos em direção à sua casa, pedindo à Deus as bênçãos para a sua família. Fazer uma oração espontânea e encerrar com um trecho da música do Padre Zezinho (Abençoa Senhor as famílias amém, abençoa Senhor a minha também!)

Sagrada Família de Nazaré, a nossa família vossa é!

10 comentários:

  1. Parabéns pelo tema desenvolvido! gostei de tudo, desde a oração até a dinâmica. Deus vos abençoe!!

    ResponderExcluir
  2. Excelente encontro, gostei muito. Parabéns!
    Tenho alguns encontros para catequese infantil disponíveis no meu blog. Ficarei feliz com sua visita http://permita-se7.blogspot.com.br/
    abraço!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela criatividade e dedicação. Está sendo de grande ajuda.

    ResponderExcluir
  4. Blog excelente, parabéns.
    E muito obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns ! Amei todo o conteúdo .

    ResponderExcluir
  6. Parabéns ! Amei todo o conteúdo .

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, amei o conteúdo, ajudou bastante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Fico feliz em ter ajudado. Que a paz de Jesus esteja sempre com você!

      Excluir
  8. Adorei!!! Eles vão adorar, tenho certeza. Muito obrigada por disponibilizar um material de tamanha qualidade.Deus abençoe!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...