13 de setembro de 2012

Gincana Bíblica

Queridos amigos, neste mês da Bíblia, aqui em minha comunidade, vamos aproveitar para fazer um mês de Gincana, trabalhando alguns conceitos importantes para as crianças que estão se preparando para a Primeira Eucaristia, como: Sacramentos, Orações, Mandamentos da Lei de Deus, Mandamentos da Igreja, etc.

É com muita alegria que venho partilhar esta Gincana com vocês.
As sugestões apresentadas podem ser úteis não somente nesta ocasião, mas em qualquer momento da catequese.

Um grande abraço e a paz de Jesus!



Orientações Gerais

- Dividir as equipes e pedir para cada equipe escolher um líder.
- Explicar que a equipe marca ponto se todos os membros estiverem presentes (o objetivo desta tarefa é incentivar a frequência de todos os catequizandos).
- No final de cada encontro, o catequista deve explicar qual será o tema do próximo encontro para que todos possam se preparar.
- Regras da Gincana:
ü  Respeitar os colegas de todas as equipes
ü  Ouvir atentamente as explicações das tarefas
ü  Fazer silêncio quando outra equipe estiver se apresentando
Obs: A equipe perderá 01 ponto sempre que uma regra for descumprida.


1º Dia – Orações, 10 Mandamentos da Lei de Deus e
5 Mandamentos da Igreja

Tarefas

1.  Sinal da cruz
Todos os membros da equipe deverão fazer o sinal da cruz, cada membro que acertar, marca ponto para sua equipe.

Obs: O catequista pode deixar a equipe se preparar por uns 2 minutos, incentivando os membros a se ajudarem, caso alguém ainda não saiba fazer corretamente o sinal da cruz.

2.  Quebra-cabeça dos Mandamentos da Igreja
Escreva todos os Mandamentos da Igreja e embaralhe as palavras. Entregue um mandamento para cada equipe montar. Marca 1 ponto a equipe que montar corretamente o nome do Mandamento, em 1 minuto.
Após a montagem, cada equipe deve responder o que significa aquele Mandamento. Se a equipe responder corretamente, marca mais 1 ponto.

Obs: Se sobrar algum Mandamento, o catequista deve explicá-lo no final desta tarefa, lembrando que estes não irão valer ponto.

3.  Mandamentos da Lei de Deus
Preparar figuras que simbolizem cada um dos 10 Mandamentos da Lei de Deus. Fazer um sorteio e entregar em quantidades iguais para cada equipe (Ex: Se a turma formou 3 equipes, entregar 3 figuras para cada uma). Cada equipe deverá responder corretamente o nome do mandamento que sorteou e o que significa esse mandamento. Cada resposta certa vale 1 ponto.

Obs: Se sobrar alguma figura, o catequista pode fazer da seguinte forma: Entrega uma folha em branco para cada equipe, em seguida o catequista mostra a figura e pede para cada equipe escrever na folha o nome do mandamento referente àquela figura.

4.  Oração da Salve Rainha
Cada equipe escolhe um membro da equipe adversária para realizar a tarefa (Ex: A equipe 1 escolhe alguém da equipe 2, a equipe 2 escolhe alguém da equipe 3 e assim sucessivamente até fechar o ciclo). Os representantes de cada equipe deverão rezar a oração da Salve Rainha. Marca ponto quem rezar a oração corretamente.

Obs: Se houver tempo, o catequista pode realizar outras rodadas, mudando os participantes.

5.  Oração do Credo em pedaços
Prepare a oração do Credo em frases, na mesma quantidade de participantes de cada equipe.
Em cada papel, escreva apenas o início e o final da frase. Cada participante deve completar a sua frase e, ao final, a equipe deve ficar em ordem e rezar a oração completa. Marca 1 ponto a equipe que cumprir a tarefa corretamente.

Aqui está um exemplo para as turmas cujas equipes tem 7 componentes. Em cada frase, escreva apenas as palavras destacadas. Cada membro deve completar a parte que falta da sua frase.

Creio em Deus todo poderoso, Criador do céu e da Terra;

e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo;

nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado,

desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita

de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos.

Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos,

na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.

6.  Tarefa Surpresa
Cada equipe deve reunir todas as Bíblias de seus componentes. Os pontos serão distribuídos em ordem decrescente, de acordo com a maior quantidade de Bíblias reunidas.
1º lugar: 4 pontos
2º lugar: 3 pontos
3º lugar: 2 pontos
4º lugar: 1 ponto


Sugestões:

ü O catequista pode repetir esta tarefa surpresa no 1° e 2° dia da Gincana, para estimular os catequizandos a levarem a Bíblia para o encontro. No 3° dia, como eles já devem estar esperando por esta tarefa, todos já deverão levar. Nesse caso, o catequista pode surpreendê-los, propondo outra tarefa surpresa.

ü As tarefas que não forem realizadas no dia, em virtude do tempo, poderão ser aplicadas no encontro seguinte ou no dia da revisão.

  
2° Dia – Sacramentos

Tarefas

1.  Encontrando os Sacramentos na Bíblia.
Entregar para cada equipe, uma folha com passagens bíblicas que identifique os sacramentos e pedir para eles descobrirem a que sacramento as passagens se referem. Quando todos terminarem, o líder da equipe apresenta as respostas ao catequista. Cada resposta certa vale 1 ponto.

Sugestões de passagens bíblicas:

BATISMO  -  Mt 28,19
PENITÊNCIA OU CONFISSÃO  - Jo 20,23
EUCARISTIA  - Jo 6,56  /  Mt 26,26-28  /  Lc 22,19-20
CONFIRMAÇÃO OU CRISMA  -  At 8,17
MATRIMÔNIO  -  Mc 10,9
ORDEM  -  Lc 22,19  /  Jo 15,16  /  At 6,1-6  /  At 14,23)
UNÇÃO DOS ENFERMOS  -  Tg 5,14-15
2.  Jogo da Memória
Prepare um jogo da memória, utilizando figuras que simbolizem os sacramentos. Você pode utilizar caixas de fósforos ou montar da forma que achar melhor. A equipe deve escolher um representante para realizar esta tarefa. Marca ponto quem realizar a tarefa em menos tempo. Para dar mais emoção, o catequista vai anotando os tempos e só divulga no final.

3.  Explicando os Sacramentos pelos seus Símbolos
Prepare uma mesa com todos os elementos que são utilizados nos sacramentos (Água, pão, vinho, óleo, vela, alianças, crucifixo, etc). Cada equipe escolhe um membro para representá-la. A equipe sorteia um sacramento e o seu representante deve explicar tudo sobre este sacramento, apresentando os símbolos que são utilizados. Marca ponto a equipe que apresentar corretamente.

4.  Mímicas
Cada equipe deve escolher um representante para realizar a tarefa. Em 1 minuto, o catequizando deve apresentar um personagem bíblico apenas através de mímica. Se a equipe acertar, marca 1 ponto.

Sugestões de personagens:

João Batista  /  Maria
José  /  Jesus
Maria Madalena  /  Pedro
Anjo Gabriel  /  Moisés
Judas Iscariotes  /  Tomé

5.  Tarefa Surpresa
Cada equipe deve reunir todas as Bíblias de seus componentes. Os pontos serão distribuídos em ordem decrescente, de acordo com a maior quantidade de Bíblias reunidas.
1º lugar: 4 pontos
2º lugar: 3 pontos
3º lugar: 2 pontos
4º lugar: 1 ponto

  
3° Dia – Revisão

Esta revisão tem o objetivo de reforçar o conteúdo que a turma sentiu mais dificuldade. Para isso, o catequista deve observar atentamente a sua turma nos outros dias da Gincana.


Tarefas

1.  Prepare um “Dado Catequético”, usando uma caixa grande. Em cada face do dado, coloque um tema.

  
Sugestão:

1.  Bíblia
2.  10 Mandamentos da Lei de Deus
3.  5 Mandamentos da Igreja
4.  Orações
5.  Sacramentos
6.  Catecismo

Prepare uma lista de perguntas sobre cada tema e separe em saquinhos. Cada catequizando gira o dado e responde uma pergunta sobre o tema sorteado. Quem responder certo, marca ponto para sua equipe.

Para diversificar, dentro dos saquinhos, o catequista pode colocar alguma brincadeira, como por exemplo:

- Você acaba de ganhar um bônus, depois de ler a pergunta você pode pedir a ajuda de um amigo.
- Parabéns! Você acaba de ser premiado com 1 ponto!
- Você ganhou o direito de escolher se quer responder esta pergunta ou se vai sortear outra.
- Que pena! Você passou a vez!
- Esta ainda não é a sua pergunta, gire o dado novamente e faça outro sorteio.

As perguntas devem ser elaboradas de acordo com a necessidade da sua turma. Se achar necessário trabalhar apenas três assuntos, você pode fazer o dado com duas faces sobre cada assunto.

2.  Tarefa Surpresa
O catequista pode realizar a tarefa surpresa sugerida no primeiro dia ou preparar outra de acordo com a sua realidade.


Premiação

Para a premiação, o catequista pode usar a sua criatividade. Uma sugestão é aproveitar este momento para trabalhar a partilha entre a turma, ao contrário de premiar o primeiro lugar e declarar somente um vencedor, você pode preparar uma pequena lembrancinha em quantidade suficiente para toda a turma e incentivar a equipe vencedora a partilhar o prêmio com os amigos, declarando que todos somos vencedores diante de Deus.



Boa Gincana a todos!
Que a alegria do Menino Jesus se faça presente
em todos os seus encontros!




2 comentários:

  1. Gosto muito desta forma de premiação. É uma excelente forma de trabalhar a PARTILHA entre eles. Obrigada pela partilha Kesia.
    Um beijo no seu coração!
    Paz e Bem!

    ResponderExcluir
  2. Késia, essa gincana tá um 10! Adorei! Vou levar comigo...

    Bjs! Fica na santa paz!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...