29 de novembro de 2012

Teatro: Como nasceu Jesus

Olá! O Natal está se aproximando e muitos grupos procuram idéias diferentes para celebrar este momento tão importante para nós cristãos. Hoje venho partilhar um lindo teatro sobre o nascimento de Jesus. É ótimo para apresentar na catequese, pois é bem dinâmico, envolve texto e música e todos podem participar. As músicas são apenas sugestões, você pode modificar de acordo com a sua criatividade. Na minha comunidade, o teatro foi representado pelos catequistas e ficou lindo.


COMO NASCEU JESUS

    

            NARRADOR: TOCAM OS SINOS, ALEGRES, VIVOS, EM TONS FESTIVOS! CHEGOU NATAL! NO CÉU, OS ANJOS, COM VOZES DE OURO CANTAM EM CÔRO CELESTIAL!   
(Nº 01) É natal de Jesus festa de alegria de esperança e luz.

            NARRADOR: HÁ TANTA ESTRELA NO CÉU SERENO, QUE ELE É PEQUENO PRA TANTA LUZ! É QUE AS ESTRELAS QUEREM, DE CERTO, CHEGAR MAIS PERTO PRA VER JESUS! CANTAM OS ANJOS, CANTAM MENINOS, TOCAM OS SINOS TUDO NOS DIZ: NOITE BENDITA! NOITE FORMOSA! NOITE FELIZ!         
(Nº 02) Hoje a noite é bela vamos à capela sobre a luz da vela felizes a cantar...

            NARRADOR: HÁ MUITOS E MUITOS ANOS, EXISTIA EM NAZARÉ UM MODESTO CARPINTEIRO QUE SE CHAMAVA JOSÉ. SUA ESPOSA, VIRGEM PURA, MAIS UM ANJO PARECIA, TINHA A MEIGUICE DAS FLORES E UM LINDO NOME: MARIA. CERTA VEZ MARIA ESTAVA REZANDO COM DEVOÇÃO, QUANDO VIU SURGIR UM ANJO, DENTRO DE ENORME CLARÃO! ERA O ANJO GABRIELL DE MAJESTADE SEM PAR, QUE TINHA VINDO DO CÉU PARA A VIRGEM ANUNCIAR:
(Nº 03) Olha que foi meu bom José se apaixonar pela donzela, entre todas a mais bela ...




            ANJO: AVE MARIA CHEIA DE GRAÇA! BENDITA SEJAS ENTRE AS MULHERES!
ALMA SEM MANCHA, PEDRA SEM JAÇA! COM DEUS ESTEJAS ONDE ESTIVERES, MEIGA E SERENA CLEMENTE E CASTA, QUE DEUS TE ENVOLVA COM SUA LUZ! TU, Ó MARIA, SERÁS A VIRGEM, A VIRGEM SANTA, MÃE DE JESUS.

NARRADOR: MARIA, PORÉM DISSE:
 
MARIA: “COMO É QUE VAI SER ISSO, SE NÃO CONHEÇO HOMEM ALGUM?”.

NARRADOR: O ANJO RESPONDEU:

ANJO: “O ESPIRITO SANTO VIRÁ SOBRE TI, E A FORÇA DO ALTÍSSIMO TE COBRIRÁ COM SUA SOMBRA...”.

NARRADOR: DISSE ENTÃO MARIA:

MARIA: EIS A SERVA DO SENHOR; FAÇA-SE EM MIM SEGUNDO A TUA PALAVRA.

NARRADOR: DEU UM DIA ESTA ORDEM REPENTINA: HOMEM CRUEL – UM CORAÇÃO DE FERA, O REI QUE GOVERNAVA A PALESTINA, NAQUELA OCASIÃO, HERODES ERA.

HERODES: PARA O CENSO GERAL DOS POVOS, EU POR VONTADE DE AUGUSTO ORDENO AGORA QUE A CIDADE OU LOCAL EM QUE NASCEU CADA UM SE DIRIJA SEM DEMORA.                          



NARRADOR: POR ISSO A VIRGEM MARIA E O BONDOSO SÃO JOSÉ CAMINHARAM NOITE E DIA POBREZINHOS: A PÉ. JÁ CAIAM DE CANSADOS QUANDO AVISTARAM ALÉM A PONTINHA DOS TELHADOS DA CIDADE DE BELÉM. MAS, GRANDE DESILUSÃO TIVERAM LOGO A CHEGAR, A CIDADE ESTAVA CHEIA, NÃO HAVIA UM SÓ LUGAR! E SÃO JOSÉ MUITO TRISTE, LEVOU A VIRGEM MARIA PARA DORMIR NO RECANTO DE UMA POBRE ESTRIBARIA! QUE FRIA ERA A NOITE! NO CÉU, ENTRETANTO, ESPLÊNDIDO MANTO DE ESTRELAS LUZIA! E, DENTRE AS ESTELAS, A MAIS FULGURANTE, CRESCIA... CRESCIA! AOS POUCOS, NO ESPAÇO FOI ELA PAIRANDO, FULGINDO, BRILHANDO, RADIANTE DE LUZ! – E OS ANJOS, EM CORO, CANTARAM UM HINO! – NASCERA UM MENINO, O MENINO JESUS!     
(Nº 04) Gloria a Deus nas alturas.




NARRADOR: OS PASTORES DE BELÉM, DESLUMBRADOS PELA ESTRELA PROCURARAM CHEGAR MAIS PERTO, QUE TODOS QUERIAM VÊ-LA. OS QUE SE ACHAVAM DORMINDO IAM LOGO DESPERTANDO, POIS OS ANJOS, MANSAMENTE OS ACORDAVAM, CANTANDO.
(Nº 05) Acordai pastores que a noite é tão bela, acordai pastores que a noite é tão bela.
Vamos alegremente, vamos sorridentes, dar glória ao menino que em Belém nasceu.

NARRADOR: ENQUANTO ISSO SE DAVA, CAMINHANDO LENTAMENTE, VINHA, UMA CARAVANA DE MUITO LONGE: DO ORIENTE – ERAM TRES REIS MAGOS BUSCANDO JERUSALÉM. MAS EIS QUE VIRAM A ESTRELA PARA O LADO DE BELÉM!

PRIMEIRO REI: - QUE ESPLENDOR! NUNCA VI BRILHAR UM ASTRO TÃO LINDO, NO FIRMAMENTO!

SEGUNDO REI: - QUE LUZ! QUE BRILHO!

TERCEIRO REI: - QUE ESTRANHO DESLUMBRAMENTO!

NARRADOR: TENDO OS MAGOS RESOLVIDO IR SEGUINDO AQUELA LUZ, NO DIA SEIS DE JANEIRO CHEGARAM JUNTO Á JESUS.
(N° 06) São três reis que chegam lá do oriente para ver o Rei que acaba de nascer...




NARRADOR: OS TRES REIS CALCULAVAM ENCONTRAR LUXO E RIQUEZA, FICARAM MARAVILHADOS COM TAMANHA SINGELEZA! SOB A COBERTA DE PALHA, PASTORES... UM BOIZINHO... UMA VAQUINHA... UMA OVELHA... UM BURRICO... UM CORDEIRINHO...
A VIRGEM SANTA REZANDO COM SÃO JOSÉ A SEU LADO... E, SORRINDO, O DEUS MENINO NA MANGEDOURA DEITADO! QUE LIÇÃO QUE GRANDE EXEMPLO! AO NASCER, JESUS QUERIA NOS DEMOSNTRAR QUE A PROBEZA NEM A DEUS HUMILHARIA! O PRESÉPIO ERA SINGELO, MAS TINHA TAL EXPRESSÃO QUE OS REIS MAGOS SE AJOELHARAM EM PROFUNDA ADORAÇÃO! DEPOIS, O 1º REI NUM GESTO DE CORTEZIA, OFERECEU A JESUS TODO O OURO QUE TRAZIA, INCENSO E MIRRA LHE DERAM OS OUTROS DOIS REIS TAMBÉM. E OS ANJOS, NO CÉU CANTARAM, CANTARAM DIZENDO AMÉM! E FOI ASSIM QUE NASCEU NA POBREZA E NA HUMILDADE, NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, SALVADOR DA HUMANIDADDE!
(N° 07) Noite feliz...





Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...