Páginas

25 de abril de 2014

Dinâmica "A árvore da ressurreição"

Olá! Que a paz de Jesus e o amor de Maria estejam com todos vocês!
 
Através desta dinâmica podemos refletir com nossos catequizandos sobre o grande amor de Deus por nós. Tão grande amor que foi capaz de dar seu único filho para nos libertar do pecado e nos dar nova vida.

Para realizar essa dinâmica, você deve preparar duas árvores, sendo uma bem bonita e colorida, com flores, folhas ... e a outra, desenha só o contorno da primeira, em uma cartolina ou folha de papel madeira, escrevendo, em cima, o nome “Árvore da ressurreição”.

A árvore colorida você recorta em vários pedaços, para montar um quebra-cabeças.

No momento da dinâmica, você coloca o desenho (contorno) da árvore no chão e distribui os pedaços da outra para que os catequizandos tentem montar a árvore em cima do contorno. 

Quando a turma conseguir montar a árvore, você faz uma breve reflexão, falando que aquela é a árvore da ressurreição. Nós, quando não seguimos os ensinamentos de Jesus, somos como a primeira árvore, vazios e sem vida. Na Páscoa, Jesus morreu para nos libertar do pecado e ressuscitou para nos dar nova vida, deixando a nossa vida linda como essa nova árvore, mas para que Jesus transforme a sua vida (árvore), você tem que fazer a sua parte.

Você pode perguntar: O que eles sentiram ao montar a árvore, foi difícil juntar os pedaços? E depois que montaram, ela ficou bonita? Agora, o que devemos fazer para cultivar a nossa árvore assim, bonita e cheia de vida? 

Para concluir, você faz vários frutos e entrega para cada um escrever seu nome e colocar sobre a árvore, assumindo o compromisso de ser um bom fruto e cuidar bem da sua árvore (vida nova).

Enfatizar que, quando a árvore é bem cuidada, ela vai dar bons frutos, e nós somos os frutos dessa árvore, mas depende de nós ser um bom fruto e gerar novas árvores. Quando a árvore não é boa, ela não vai dar bons frutos e não vai agradar o coração de Deus.

Vamos ver o que acontece quando uma árvore não é boa? Neste momento, o catequista lê a seguinte passagem do evangelho: Mt 7,16-21.

Ao final, o catequista pode colocar a árvore na parede para que, sempre que eles olharem para ela, lembrem-se do compromisso que fizeram com Jesus, de ser um bom fruto e manter a sua árvore sempre linda.






3 comentários:

  1. Ótimo post!!!
    Tendes fé e os obstáculos serão todos vencidos.
    http://botefeamor.blogspot.com.br/
    Abraços Fraternos

    ResponderExcluir
  2. Olá, é com alegria que venho lhe convidar a passar lá no blog e deixar um comentário para sabermos que desejas continuar na lista dos Catequistas Unidos. A lista será atualizada e quem não responder terá seu link retirado. Conto com você!
    http://www.catequesenanet.com.br/2015/01/catequistas-unidos-o-sonho-nao-acabou.html

    ResponderExcluir
  3. Muito legal, vou passar para minhas crianças,muito obrigada.

    ResponderExcluir